10 dicas para manter e limpar a máquina de lavar

Para que os eletrodomésticos que temos em casa durem, é importante que cuidemos dos mesmos através de uma boa manutenção, tanto para poupar energia como para que de repente não ocorra uma avaria e ou tenha de ser enviada para a reparação ou que haja uma despesa inesperada.

 

Neste artigo daremos algumas dicas para manter em bom estado de conservação (e durante muito tempo) a sua máquina de lavar roupa.

 

Estas dicas para manter e limpar a máquina de lavar não exigem muito tempo e, a longo prazo, serão vantajosas. Assim, a máquina de lavar sempre irá funcionar sempre a 100%.

 

10 dicas para manter em bom estado a sua máquina de lavar roupa

 

  1. Evite a sobrecarga

 

Por mais tentador que seja colocar o máximo de roupa possível no tambor, abra espaço para a água e as roupas se moverem. Siga as recomendações do fabricante. É claro que não deve encher demasiado a máquina, mas também evite colocar duas peças de roupa a lavar, já que vai acabar por desperdiçar energia. O ideal é que consiga poupar na eletricidade.

 

  1. Ventile o tambor

 

Tome cuidado ao deixar a porta aberta após usar a máquina de lavar para que o tambor possa ventilar e secar adequadamente. Dessa forma, evitará o aparecimento de mofo.

 

  1. Limpe a borracha da porta

 

Limpe regularmente a borracha à volta da tampa com um pano limpo e húmido. É aqui que a espuma suja se acumula e causa um odor desagradável, especialmente se for usado detergente líquido.

 

  1. Limpe a gaveta de detergente

 

Retire a caixa de detergente de vez em quando e lave-a em água morna. Não se esqueça de remover qualquer sujidade que se tenha formado no fundo da gaveta.

 

  1. Limpe o exterior

 

Limpe de forma periódica a parte externa da máquina com algum produto de limpeza não abrasivo, suave ou com detergente de lavar loiça suave e água, e passe com um pano bem torcido. Seque com um pano macio.

 

  1. Limpe o filtro

 

Dependendo do modelo e do tempo que a máquina já tem, pode ser necessário remover resíduos que se acumulam no filtro de vez em quando. Consulte o manual para saber se é necessário, como fazê-lo e com que frequência.

 

  1. Faça uma lavagem de manutenção

 

Faça regularmente uma lavagem de manutenção com o tambor vazio no programa de algodão. É importante lavar bem frio, pois evita a acumulação de sabão e surgimento de calcário.

 

  1. Adicione carbonato de sódio ou vinagre

 

Ao fazer a lavagem de manutenção, coloque um copo de bicarbonato de sódio ou vinagre na gaveta para remover, por exemplo, o calcário.

 

  1. Remova todo o tipo de calcários e sujidade formada

 

Se houver calcários ou outro tipo de sujidade na parte de trás da gaveta, molhe uma escova de dentes usada em vinagre e esfregue. Se a quantidade de calcário for muita, retire a caixa e deixe de molho em água e vinagre.

 

  1. Feche a torneira da máquina de lavar

 

No caso de ir de férias ou pensar em passar uma temporada sem usar a máquina de lavar, feche a torneira da água, já que isso evitará fugas ou infiltrações na sua ausência.

 

 

Portanto, como já foi indicado, o bom uso da máquina de lavar, ajudará a poupar dinheiro. Se está a pensar adquirir uma nova, opte pelas que têm a etiqueta da classe A, pois são mais eficientes e a chegará uma fatura da energia elétrica mais barata.