Dicas fáceis para poupar água na cozinha da sua casa
Grande parte da água que gastamos em casa é consumida na cozinha. Entre o uso que damos à torneira e o consumo de água da máquina de lavar que está instalada na maioria das cozinhas, correm centenas de litros por dia que nem sempre aproveitamos devidamente. Este é um desperdício que pode ser evitado com algumas dicas fáceis que nos ajudarão a ser mais sustentáveis em casa e principalmente a poupar nas contas deste recurso.
As torneiras, a máquina de lavar loiça e a máquina de lavar são as principais fontes de consumo de água numa cozinha normal. Fazer pequenas mudanças na forma de uso ou introduzir pequenas melhorias em torneiras e eletrodomésticos pode nos proporcionar uma poupança de milhares de litros por ano, que acabamos por dar notar na conta de água e no meio ambiente. O que é certo é que não adianta ter tarifas e fornecedores de água ou energia mais baratos, se não aplicar certos hábitos em casa que complementam essa poupança.
Tenha cuidado, não deixe torneiras a pingar
Agir com cautela ao abrir e fechar as torneiras e estar atento às fugas da instalação de água são os primeiros passos para poupar. Fechar a torneira corretamente e evitar que pingue é fundamental, pois uma torneira mal fechada representa o desperdício de 30 litros por dia. Ou seja, mais de 10.000 litros por ano.
Além disso, é importante manter a instalação em perfeitas condições e estar atento a eventuais fugas que não apenas faça perder água, mas também possam ocasionar infiltrações e surgimento de gotas de água nas casas dos vizinhos. Nesses casos, se tiver um seguro residencial pode ajudá-lo a reparar a instalação e cuidar dos danos causados fora da habitação.
Além disso, é importante evitar o uso indevido da torneira com a qual se pode perder muita água. Desta forma, é conveniente:
- Não descongelar os alimentos em água corrente: Ao descongelar os alimentos, é preferível deixá-los descongelar no frigorífico, depois de os retirar na noite anterior.
- Não lave a louça à mão com a torneira aberta: Poupa água usando o lava loiça ou um alguidar para esfregar a louça e outra para enxaguar, sem que a água se desperdice.
- Instale aeradores e redutores de fluxo: Os aeradores são dispositivos que são instalados na torneira para poupar até 40% da água sem que se note. Há também redutores de fluxo, que se colocam para reduzir o consumo de água. Com isto podemos evitar que o consumo de água ultrapasse, por exemplo, 8 litros/minuto, quando o fluxo normal de uma torneira é de 15 litros/minuto.
Nas cozinhas com lava-louças e máquinas de lavar, os novos modelos mais eficientes podem ajudá-lo a poupar água. De qualquer forma, é sempre conveniente usar esses aparelhos quando estão totalmente cheios, ou usar programas de meia carga quando necessário, para otimizar ao máximo os gastos.
- Em máquinas de lavar loiça: Ao procurar uma máquina de lavar louça para a sua casa, é conveniente gastar um pouco mais e comprar um aparelho mais eficiente. O que vai gastar mais por isso, vai ser-lhe “devolvido” com as contas de água e energia mais baixas. Desta forma, as etiquetas energéticas que certifica o consumo e a eficiência destes aparelhos (consumo de água, poupança de energia, prevenção do consumo excessivo de detergente, reciclagem, emissões de ruído, eficiência de lavagem e secagem) confirma que uma lavagem eficiente de 10 talheres não consumir mais de 15,5 litros de água por ciclo.
- Nas máquinas de lavar: representa 20% do consumo de água dentro de casa. Por isso, é muito importante procurar uma máquina de lavar eficiente e usá-la de forma responsável. Além disso, independentemente da água que gaste, devemos ter em conta que o consumo de luz aumenta à medida que aumentamos a temperatura da lavagem.